Aprígio pede a suspensão da cobrança da taxa de esgoto no Taboão

Por Folha de Embu | 3/02/2010

Um projeto de autoria do vereador Aprígio, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Tabão da Serra, pede a suspensão da cobrança da taxa de esgoto na cidade até que a Sabesp faça o tratamento do esgoto coletado. Na prática, a lei vai reduzir pela metade o valor da conta de água já que determina a suspensão da cobrança da taxa de esgoto na cidade.

“O contrato assinado entre a prefeitura e a Sabesp diz que a empresa vai coletar e tratar todo o esgoto da cidade. Hoje, a Sabesp faz a coleta na maioria dos bairros e cobra pelo serviço, mas não faz o tratamento como está definido no contrato”, explica o vereador Aprígio.

Ele afirma que a Lei segue para a sansão do prefeito Evilásio Farias.
De acordo com o vereador, a cobrança da tarifa referente ao serviço de coleta, tratamento e destinação do esgoto sanitário de todas as residências de Taboão da Serra só poderá ser retomada após a Sabesp comprovar que está realizando o serviço de fato.

O vereador sustenta que atualmente a Sabesp cobra a taxa de coleta de esgoto baseada no consumo de água,metade da conta refere-se a um serviço e a outra metade ao outro.Entretanto, ele afirma que nem toda a água usada pelos moradores de Taboão vai parar na rede coletora de esgoto. 

 “Hoje o esgoto é despejado de forma errada sem nenhum tipo de tratamento nos córregos da nossa cidade. é por essa razão que a Sabesp não pode continuar recebendo por um serviço que não realiza. Não é justo os moradores serem penalizados com essa cobrança indevida”, analisa Aprígio.

Comentários