Discussão sobre Universidade Federal na região avança

Por Folha de Embu | 3/02/2010

A discussão para implantação de uma Universidade Federal na região está bem avançada. No próximo dia 11, numa reunião que vai ser realizada em Embu das Artes, as cidades interessadas em abrigar a Universidade poderão apresentar propostas de prédios para a sua instalação provisória.

O prefeito Chico Brito é um dos mais empenhados em garantir o investimento. Ele é Coordenador da  Comissão Pró Instalação da Universidade. Chico Brito já apresentou um projeto para a instalação do Campus dentro do Parque da Cidade, entretanto, visando não atrasar a instalação da Universidade, uma vez que o novo parque ainda não foi construído, a proposta de escolher um prédio para o funcionamento provisório foi acatada pelas cidades representadas no Comitê.

“Queremos que a Universidade venha para a nossa região. O mais importante é que o governo Lula já tomou a decisão política necessária para que isso aconteça”, afirma o prefeito de Embu.

Ele está organizando para o próximo dia 26 uma reunião com todos os prefeitos e vereadores do Conisud e do Vale do Ribeira visando tratar da implantação da Universidade. O encontro acontecerá a partir das 10 horas, no hotel Rancho Silvestre, no Embu.

Todos os deputados da bancada paulista, além de representantes dos ministérios da Educação,do Turismo e das Relações Institucionais foram convidados para participar do encontro.

 A expectativa é de que no encontro as lideranças municipais da região formem um bloco em prol da instalação da Universidade Federal em Embu. A previsão é de que 500 pessoas participem da reunião.

A cidade saiu na frente na disputa para sediar a Universidade Federal, já apresentou projeto ao governo, garantiu o apoio dos municípios vizinhos e de deputados federais e estaduais. Até mesmo o ministro Fernando Haddad já se mostrou simpático à ideia de implantar a Universidade Federal em Embu das Artes.
Segundo ele a instalação da Universidade Federal em Embu contemplará as cidades da região sudoeste da Grande São Paulo, parte da zona sul da capital paulista, além dos 43 municípios que compõem o Vale do Ribeira.

Comentários