Taboão da Serra celebra 51 anos de vida

Por Folha de Embu | 18/02/2010

Quando Taboão da Serra nasceu há exatos 51 anos os seus fundadores não imaginavam que ela iria se desenvolver tanto num espaço de tempo tão curto. A cidade que conhecemos atualmente nem de longe lembra aquela que os pioneiros lutaram para emancipar de Itapecerica da Serra.

Naquela época, Taboão era um local pouco habitado, onde predominavam os latifúndios. Não havia ruas asfaltas, luz elétrica e nem água encanada.

A vida era pacata. Bucólica. Na entrada da cidade, onde hoje está localizado o largo do Taboão, existia um grande lamaçal habitado pelos sapos bois e uma planta chamada de Taboa, da qual teria se originado o nome da cidade. Para chegar ao Taboão era preciso atravessar uma das duas pontes de madeira que existiam naquele local. Alguns defendem que dessas grandes tábuas surgiu o nome da cidade.

A Taboão da Serra daquela época era pouco desenvolvida e menos ainda habitada. Exatamente por isso as distâncias entre os locais onde no futuro iriam se formar os bairros eram consideradas longas. Mas, nenhuma dessas dificuldades impediu os chamados emancipadores de lutar pela autonomia da cidade.

Eles acreditaram no ideal de fazer dessa terra um lugar de prosperidade, desenvolvimento e esperança. Um lar para as quase 250 mil pessoas vindas de todas as regiões do Brasil, ou para aquelas que já nasceriam aqui. Movidos por um forte sentimento de cidadania eles conquistaram a emancipação e com ela o legado deixado para as futuras gerações.

Apesar de ser uma cidade relativamente jovem Taboão da Serra fez história em vários aspectos. No campo político foi a primeira cidade brasileira a eleger uma mulher para comandar a prefeitura. Atualmente é a cidade com maior densidade demográfica, ou seja, maior concentração de pessoas por metros quadrados. Nesse meio século de vida a cidade viu nascer em seu seio pessoas que se destacaram em vários segmentos.

Comentários