Embu discute Universidade Federal em evento no dia 26

Por Folha de Embu | 18/02/2010

Os ministros da Educação, Fernando Haddad, das Relações Institucionais, Alexandre Padilha e Turismo, Luiz Barretto, e vários deputados da bancada paulista  já confirmaram presença no encontro que será realizado no próximo dia 26, no Hotel Rancho Silvestre, em Embu das Artes, para discutir a implantação de uma Universidade Federal na região.

Os prefeitos e vereadores do Conisud e do Vale do Ribeira também foram convidados para participar do encontro. A expectativa é de que os ministros, deputados e as lideranças municipais da região formem um bloco em prol da instalação da Universidade Federal em Embu das Artes. A previsão é de que 800 pessoas participem da reunião.

A cidade saiu na frente na disputa para sediar a Universidade Federal, já apresentou projeto ao governo, garantiu o apoio dos municípios vizinhos e de deputados federais e estaduais. Até mesmo o ministro Fernando Haddad já se mostrou simpático à ideia de implantar a Universidade Federal em Embu das Artes.

“A importância da vinda da Universidade é fundamental para a nossa região. No caso de Embu  a área já é de propriedade da prefeitura. Estamos com a escritura do terreno nas mãos e uma emenda parlamentar de R$ 30 milhões para a construção do parque”, analisa o prefeito Chico Brito.

Segundo ele a instalação da Universidade Federal em Embu contemplará as cidades da região sudoeste da Grande São Paulo, parte da zona sul da capital paulista, além dos 43 municípios que compõem o Vale do Ribeira

O Governo Federal está expandido as Universidades Federais, e as regiões Sul e Sudoeste da Grande São Paulo têm a oportunidade de ter a sua primeira universidade federal. A iniciativa ganhou apoio de várias lideranças políticas, religiosas e sociais, pois o programa do MEC, enquadra-se  nas necessidades da região onde os indicadores sociais e econômicos apontam não apenas para uma desigualdade social, mas também para um grau altamente inferior de escolaridade.

Uma das propostas é que a universidade seja erguida dentro do Parque da Cidade, uma área de 1,6 milhões de m², próximo ao cruzamento do Rodoanel com a rodovia Régis Bittencourt, localizada na parte central da região Sudoeste, facilmente acessada pela população do Vale do Ribeira.

Comentários