Universidade Federal no Embu: um sonho prestes a se realizar

Por Folha de Embu | 6/03/2010

O sonho da região de receber uma Universidade Federal está mais perto de se tornar realidade. Nesta sexta-feira, 26, no Rancho Silvestre, em Embu das Artes, num encontro com a presença de mais de 1.500 pessoas avançou a negociação para implantação da Universidade dentro do Parque da Cidade, numa área de 1,6 metros quadrados, entre Embu das Artes e Itapecerica da Serra.

Os prefeitos da região entregaram ao ministro do Turismo Luiz Barreto e ao senador Aloizio Mercadante um documento no qual eles se comprometem a construir com recursos próprios o prédio onde será instalada a Universidade Federal. A decisão dos prefeitos visa garantir que o projeto se torne realidade  o mais rápido possível. Eles estão conscientes da importância da Universidade para alavancar o crescimento e desenvolvimento da região.

As principais autoridades, lideranças e representantes de vários segmentos da sociedade civil organizada de toda a região participaram do encontro.

Pelo projeto inicial o prédio terá capacidade para atender 1.200 alunos de mais de 30 municípios, numa população estimada em seis milhões de pessoas. Somente jovens com idade entre 18 e 24 anos são quase 700 mil na região, segundo dados apresentados no projeto.

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, abraçou o projeto e lembrou o esforço do presidente Lula de garantir a descentralização das Universidades Federais. Os ministros da Educação Fernando Haddad e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, não compareceram porque foram designados para representar o presidente Lula em agendas de inaugurações.

“É muito importante garantir esse espaço. Não é só recuperar uma dívida com essa região é garantir o desenvolvimento”, afirmou o ministro, acrescentando que o acesso à Universidade é um passaporte para que os jovens tenham direito a um futuro melhor.

Após assistir um vídeo sobre o assunto o ministro declarou que se trata de um grande projeto que vai unir acesso ao ensino superior e a prática esportiva. “Aqui está uma prova de que é possível reunir um grande projeto com as necessidades regionais. Tenho certeza de que vamos passar do papel para a realidade e dar um passo importante no desenvolvimento dessa região”, salientou.

O senador Aloizio Mercadante lembrou que é “compromisso do Ministério da Educação do governo a expansão das  universidades federais” nas regiões metropolitanas e que Embu leva “vantagem devido a localização e o grande número de pessoas com necessidade de um ensino público de qualidade”.

O prefeito de Embu das Artes, Chico Brito garantiu que a cidade já conta com repasses de cerca de R$ 16,7 milhões da União para aplicar na construção do Parque da Cidade e outros R$ 30 milhões, oriundos de emenda da bancada paulista para completar o campus da Universidade.

A expectativa é de que em pouco tempo o Conisud lance um edital de licitação para contratação da empresa que irá construir o prédio da Universidade. Outra preocupação é com a escolha dos cursos que serão oferecidos e a garantia de acesso aos estudantes oriundos da rede pública de ensino.

O encontro reuniu os senadores Eduardo Suplicy e Aloizio Mercadente, os deputados Federais, João Paulo Cunha, José Genoíno, Ricardo Berzoini, Gilmar Tato, Carlos Zarattini e Devanir Ribeiro. Os estaduais deputados estaduais, Ênio Tato e Marcos Martins também marcaram presença no encontro.

O prefeito de Taboão, Evilásio Farias, de Embu-Guaçu, Clodoaldo Leite, Juquitiba, Cida Maschio e São Lourenço, Capitão Lener, além de prefeitos do Vale do Ribeira prestigiaram a solenidade. Vereadores de toda a região também estiveram presentes.

Comentários