Sessão Solene celebra 51 anos da cidade de Embu das Artes

Por Folha de Embu | 6/03/2010

Para marcar a passagem dos 51 anos de emancipação político-administrativa de Embu das Artes a Câmara Municipal da cidade realizou nesta quinta-feira, 18, uma Sessão Solene com a participação emancipadores, João Batista Medina e Manoel Batista Medina (Nei), Heliodora Pescuma Koch e o primeiro prefeito de Embu, Annis Neme Bassith.

O prefeito Chico Brito, o vice-prefeito Natanael dos Santos, o Natinha, os vereadores da cidade, secretários municipais e autoridades de várias cidades vizinhas prestigiaram a sessão que reuniu mais de 300 pessoas no plenário da Câmara Municipal da cidade.

A sessão foi marcada por discursos e homenagens. A médica Zilda Arns foi lembrada e o legado deixado por ela foi mencionado e elogiado pelos presentes várias vezes. Os integrantes da Pastoral da Criança de Embu também receberam homenagens dos vereadores.

Seu Manoel Batista Medina falou da mobilização em favor da emancipação da cidade e lembrou dos ideais defendidos pelos emancipadores. “Nós desejamos a todos nesse aniversário de 51 anos saúde, paz e muita felicidade”, declarou.

O primeiro prefeito de Embu seu Annis Neme Bassith declarou se sentir orgulhoso de fazer parte da história da cidade. Ele afirmou que Embu sofreu no passado com administrações desastrosas, mas que depois encontrou o rumo certo. “O povo escolheu o caminho certo em 2001, quando elegeu Geraldo Cruz prefeito da nossa cidade”. observou.

Para o presidente da Câmara Municipal, professor Silvino Bonfim, a satisfação de receber os convidados presentes na Sessão Solene é grande.  “A nossa cidade vive um momento novo, está pronta para o progresso. É por isso que a emoção de estar aqui hoje é ainda maior”, salientou.

O prefeito Chico Brito ressaltou a importância da participação dos emancipadores no evento justificando que eles são parte importante da história da cidade. Ele disse que muitos moradores de Embu não conhecem a história da cidade. “É muito importante que as pessoas conheçam e valorizem a história da nossa cidade”, observou.

Já no final da sessão solene o prefeito Chico Brito apresentou um balanço das ações realizadas no primeiro ano de seu governo. Ele defendeu o ideal de tornar a cidade bonita, segura e organizada. Salientou os investimentos em várias áreas como melhorias e padronização das praças, arborização de pontos estratégicos, reforma das escolas, criação das academias públicas, implantação das passarelas e instalação das câmeras de monitoramento.

Chico Brito relatou orgulhoso que a prefeitura serve diariamente 53 mil refeições nas escolas municipais, entrega de 25 mil kits de material, transporte escolar gratuito para 2,4 mil crianças e para este ano ele anunciou a entrega de uniforme escolar grátis para todos os alunos da rede municipal.

O prefeito também destacou a conclusão do Complexo Professora Valdelice Aparecida que oferece gratuitamente a população uma vasta grade de cursos, atividades esportivas, culturais e de lazer.

O prefeito argumentou que todas as melhorias se tornaram possíveis graças ao compromisso da administração a população e, garantiu que as mesmas foram implementadas sem o aumento de impostos ou taxas. Chico Brito disse que a receita da cidade sofreu por conta da crise financeira mundial, entretanto, a prefeitura não criou novas taxas e nem aumentou os impostos no período. Ele lembrou que a cidade não cobra taxa de coleta lixo, por exemplo.

A expectativa em torno da vinda de uma Universidade Federal para a cidade foi outro ponto enfatizado pelo prefeito. Ele analisa que a instalação da Universidade será um marco para toda a região, já que irá promover uma verdadeira revolução.

O prefeito ressaltou na solenidade a importância do trabalho da imprensa regional que diariamente retrata o cotidiano da região, cumprindo o papel de informar.

Comentários