Taboão da Serra recebe 15 novos ônibus adaptados para deficientes

Por Folha de Embu | 21/04/2009

No último dia 04, Taboão da Serra ampliou a sua frota de transporte público com mais 15 ônibus adaptados para deficientes físicos. Com os novos veículos, um terço da frota municipal atenderá aos deficientes, incluindo o cadeirante.  Os ônibus foram fornecidos pelas Viações Pirajuçara e Fervima que atendem diariamente 60 mil passageiros, entre eles, dois mil deficientes. De acordo com a Lei Federal de Acessibilidade, em 2010 nenhum ônibus poderá ser construído sem equipamento de acessibilidade e em 2014 nenhum veículo poderá circular sem o equipamento.

Os novos carros possuem elevadores automáticos para o transporte de cadeiras de roda capazes de suportar até 250 quilos em plataforma elétrica, cintos e travas de segurança e espaço entre o corredor e as cadeiras adequados à movimentação dos demais passageiros.

Além de atender o deficiente, este novo investimento aumenta a opção de transporte da cidade, ampliando para 95 o número veículos que circulam apenas no município. Para o gerente de tráfego da Viação Pirajuçara, Ailton da Silva Pacheco o objetivo é melhorar cada vez mais a qualidade do transporte público na cidade. “Com isso, diminuímos o tempo de passagem entre um ônibus e outro e ampliamos os circulares de número 02, 04, 05, 06 e 09, que são os que apresentam maior demanda de passageiros”, afirma.

Transporte gratuito

Deficiente físico, mental, sensorial e idoso com mais de 65 anos andam de ônibus de graça em Taboão da Serra. Para solicitar a carteirinha de isenção de tarifa, basta comparecer ao Serviço Especializado em Reabilitação (SER). No local, estará disponível à população um médico que garantirá mais agilidade e eficiência no atendimento. Além da apresentação dos documentos pessoais, no caso dos deficientes é necessária uma avaliação médica realizada por um médico da Secretaria da Saúde.

Bilhete eletrônico

Em março, a Prefeitura e a Cooperativa dos Motoristas Autônomos do Transporte Rodoviário de Taboão da Serra (Coopertab) anunciaram uma parceria para implantação do bilhete municipal integrado. O objetivo da incorporação é estender o uso do bilhete eletrônico em vans e microônibus. O sistema complementar de transporte municipal tem 113 veículos que atende em média 24 mil passageiros por dia.

Serviços
Escritório Pirajuçara
Avenida Laurita Ortega, 226 – Parque Pinheiros
Sala 01 e 02
Telefone: 0800-77148955    

Serviço Especializado em Reabilitação (SER)
Estrada das Olarias, 670 – Jardim Guaciara   
Telefone: 4138.8555

Comentários