Folha de Embu

Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Economia

Festa de Santa Cruz terá adoradores de várias cidades do Estado

Folha de Embu | Atualizado em: 8/05/2009 00:00:00

No período de 15 a 17 de maio, Embu das Artes realiza a sua tradicional Festa de Adoração a Santa Cruz, que neste ano contará com a participação dos adoradores de Santa Cruz de outros municípios da região – Carapicuíba, Cotia, Embu Guaçu, Vargem Grande Paulista e também de Taboão da Serra, que embora não tenha histórico da presença dos jesuítas quis participar. Parelheiros já manifestou interesse de entrar nessa roda. Pela proximidade, esses municípios, assim como Embu das Artes, herdaram as tradições que nasceram da presença dos jesuítas nas aldeias indígenas, logo após o descobrimento. A proposta é trazer para a festa os municípios que formam o "cinturão jusuítico paulista", ou seja, a região percorrida pelos jusuítas.

A Festa de Santa Cruz é uma das mais importantes manifestações do folclore de São Paulo e a mais antiga de Embu das Artes. No tempo dos jusuítas (1554-1759), os padres colocavam a cruz nas praças centrais das tribos indígenas, para fazer a catequização usando a dança, manifestação importante para o índio. O evento religioso e cultural, com música, dança – incluindo a de Adoração a Santa Cruz, Chimarrete, Cirandinha e Cana Verde –, teatro e culinária. No passado, a festa era realizada na Capelinha de Santa Cruz, no mesmo local em que em 1934 foi construída a Capela de São Lázaro. Depois de passar pelo Largo 21 de Abril, no Centro, chegou ao Cruzeiro da Paz, que fica junto ao Memorial Sakai, rua Rebolo Gonzales, 185, Vila Cercado Grande.

O período da Festa de Adoração a Santa Cruz é de 15 a 17 de maio, mas nos dias 2 e 3 de maio começam as atividades de devoção à santa e sua tradição.

Adicionar comentário

Aviso: No momento do cadastro são capturadas informações que possibilitam a identificação individual do usuário e de seu computador

banner_linkei_1 anuncio_sansuy_1 anuncio_embu_sa_1

Folha de Embu
Fundado em 04/01/59 - Diretor: Edvan Ramos de Carvalho - Fundador: Dr. Mário Osassa
Endereço: Estrada de Itapecerica a Campo Limpo, 194 - Jd. Independência - Embu/SP
Cep: 06823-300 - Tel/Fax: 11 4149-9556 - Nextel 7743-8133 - Nextel ID - 13*918661 no site - E-mail: folhadeembu@terra.com.br