Cidades do Conisud cobram do governador José Serra melhorias na saúde

Por Folha de Embu | 8/05/2009

Prefeitos e vereadores das seis cidades que integram o  Conisud se reuniram na quinta-feira, 29 de abril, para discutir a saúde na região. O encontro acabou se transformando num clamor das autoridades regionais em favor da abertura de um canal de diálogo com o governo do Estado. A pauta central do encontro foi a discussão das políticas estaduais de saúde, que segundo as autoridades presentes não estão obtendo os resultados esperados e, por essa razão, trazem inúmeros transtornos aos municípios. O encontro deliberou que todas as cidades integrantes do consórcio vão pleitear junto ao governador José Serra uma audiência para tratar especificamente sobre a situação do Hospital Geral do Pirajussara (HGP) e do Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS). Além disso, as autoridades regionais também vão propor a construção de um novo hospital no eixo da Régis Bittencourt. 

O prefeito de Itapecerica da Serra e presidente do Conisud, Jorge Costa, lembrou que as autoridades municipais são as primeiras a serem cobradas pela população quando alguma coisa não vai bem.“O prefeito é o primeiro a levar porrada quando os problemas surgem.  A união entre nossas cidades é o caminho. Vamos todos juntos lá no Governo resolver; unidos temos mais força”, avalia.

O prefeito de Embu das Artes e vice-presidente do Conisud, Chico Brito, defendeu a união dos presentes em torno dos ideais municipalistas. Ele argumentou que as cidades que reivindicam têm mais chances de ser atendidas.

“O consórcio não tem partido. Temos de ter uma relação altiva com os governos Federal e Estadual, para mostrar nossas forças. Não como Municípios isolados, mas com região, que tem população e votos suficientes para ser ouvidos pelo Estado”, sustentou. “É inadmissível que uma região como esta não tenha poder político para ser recebida pelo governador”, emendou.

O presidente da Câmara Municipal do Embu, vereador Silvino Bonfim, sugeriu que seja encaminhado ao governador um documento exigindo uma audiência pública com o secretário de saúde. Ele disse que a situação dos hospitais da região é uma vergonha. Além dele, participaram do encontro a dra. Bete, Ná, Pastor Edgardo, Carlos Pires, Gilvan da Saúde, Proença, João Leite, Júlio Campanha, e Didi.

O vice-prefeito de Embu, Nataniel da Silva Carvalho, defendeu que os vereadores tenham abertura para participar do Consórcio, por terem muito a contribuir. “O tema principal aqui hoje é o da Saúde. As reivindicações são mais leitos nos hospitais, participação na gestão, entre outras. Temos de distribuir tarefas, para que as coisas andem. Só restam 7 meses para o ano acabar, e, infelizmente, o próximo ano é eleitoral, e as coisas não andam”, concluiu.

O presidente da Câmara de Itapecerica da Serra, Chuvisco, reforçou as palavras de Chico Brito e defendeu a maior participação das Câmaras no Conisud. “A região com quase um milhão de habitantes, 560 mil eleitores, seis prefeitos e 66 vereadores deveria ser melhor tratada”, argumentou. “Não dá para trazer um hospital para cada cidade, daí a necessidade de articularmos juntos esta questão”, ponderou.

Já a vice-prefeita de Taboão, Márcia Regina da Silva, defendeu que o governador deve atender pessoalmente aos municípios na questão dos problemas da saúde. Ela lembrou que o Movimento de Saúde pela ampliação do Hospital do Pirajussara já tem 10 mil assinaturas. “Foi por causa da pressão, e não um favor, que a relação com o hospital melhorou, mas precisa melhorar ainda mais”, salientou. 

O prefeito de São Lourenço da Serra, capitão Lener do Nascimento, salientou que a saúde pública é uma questão extremamente delicada. Ele destacou que a articulação conjunta das cidades vai despertar a atenção do governo do Estado.

Comentários