Troca da OS que administra saúde é anunciada

Por Folha de Embu | 2/04/2017

Prefeitura promete mudar empresa que administra unidades de saúde de Embu

Promessa de campanha em 2016, o prefeito Ney Santos anunciou a troca da empresa que administra a saúde em Embu das Artes. No último dia 27, através das redes sociais da prefeitura de Embu das Artes, Ney anunciou a contratação de 24 novos médicos para o Pronto-Socorro Central, mas, segundo a apuração da FOLHA DE EMBU, a administradora continua a mesma.

Distante do problema administrativo da prefeitura a população reclama das más condições de atendimento, falta de médicos, medicamentos e materiais nos postos de saúde. Há relatos de pacientes que médicos prescreveram medicação e não receberam o tratamento por falta dos remédios necessários.

Segundo as informações passadas pela Secretaria Municipal de Saúde, a nova administração do Pronto-Socorro Central ainda está em processo de licitação e a mudança deve demorar alguns meses. Não há prazo para a divulgação do nome da nova organização social que administrará.

A transição é valida apenas para o Pronto Socorro do centro de Embu das Artes. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) seguirão com o mesmo atendimento, sem indicios que a prefeitura irá alterar a administradora ou tomar alguma medida emergencial.

Enquanto isso a população sofre. Para Cristiane Guilherme, 40 anos, moradora do Jardim Vista Alegre, a precariedade da saúde piorou com os anos. “O Pronto Socorro vive lotado com espera absurda de 4 horas para ser atendido. No posto de saúde faltam medicamentos, muita demora em conseguir uma consulta e piora quando se trata de exames. Eu já precisei fazer uma ultrassonografia acabei não conseguindo”.

Luciene Abreu, 45 anos, comerciante da cidade, também reclama da dificuldade em agendar exames de rotina para as mulheres. “Nós mulheres não conseguimos marcar um simples exame de Papanicolau antes de 45 dias e a consulta é mais difícil ainda”, reclamou.

Moradores do São Marcos sofrem para marcar consultas

As filas para o agendamento de consultas no posto de Saúde do Jardim São Marcos em Embu das Artes bateram recorde de pacientes na última semana. O pior é que a maioria das pessoas sairão do local sem conseguir agendar sua consulta.

Como a agenda de marcação só abre uma vez por mês os moradores terão que voltar a enfrentar as filas para receber o atendimento que necessitam.

A população acumula queixas contra o atendimento em unidades de saúde e a falta de medicamentos e insumos em geral.

 

Comentários