Folha de Embu

Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Local

Justiça suspende a privatização dos cemitérios de Embu das Artes

Folha de Embu | Atualizado em: 29/04/2017 00:00:00

DivulgaçãoCemitério do Rosário, no centro de Embu das Artes

Na última sexta-feira, 28, o Juíz Dr. Rodrigo Aparecido Bueno de Godoy, da 1ª Vara Judicial da Comarca de Embu das Artes, concedeu liminar em ação popular determinando a suspenção imediata da privatização do Cemitério do Rosário e do Cemitério Jesuíta, que aconteceu no governo Chico Brito. 

Entre as irregularidades listadas estão a ausência de audiência pública para discutir o interesse em privatizar os cemitérios, clausas restritivas dificultando a livre concorrência na licitação, desconsideração de documentos impotantes que comprovem a qualificação técnica da empresa e dos funcionários, alteração do contrato sem justificativa, e a cessão ilegal de crédito à concessonária por serviços prestados antes do contrato entrar em vigor. A empresa em questão é a Cerimonial da Paz Ltda, que administrava os cemitérios públicos da cidade. 

O Juíz Dr. Rodrigo de Godoy afirma no documento que "há relevantes fundamentos para acreditar na existência de desvio do certame para beneficiar a empresa requerida, frustrando a concorrência, na medida em que, logo após a contratação, uma série de vantagens para o cumprimento do contrato lhe foram oferecidas, sem que estivessem previamente indicadas no edital e pudessem ser usadas como atrativo para outros interessados". 

Algumas das vantagens que a prefeitura ofereceu à empresa, e que não constavam no edital de licitação, são: 

  • Aumento do prazo e mudança da forma de pagamento no valor de R$ 650.000,00 pelo cemitério, com prazo de cinco anos
  • Autorização para aumentar, de forma absurda, o preço dos serviços prestados 
  • Concessão de créditos tributários em benefício da empresa concessionária sem estudar sobre os impactos que poderia haver nas contas públicas. 

Em sua decisão, o Juíz Dr. Rodrigo de Godoy determinou que os serviços prestados pelos cemitérios deverão ser retomados pela prefeitura em cinco dias, sob pena de multa diária em caso de descumprimento. 

Adicionar comentário

Aviso: No momento do cadastro são capturadas informações que possibilitam a identificação individual do usuário e de seu computador

banner_linkei_1 anuncio_sansuy_1 anuncio_embu_sa_1

Folha de Embu
Fundado em 04/01/59 - Diretor: Edvan Ramos de Carvalho - Fundador: Dr. Mário Osassa
Endereço: Estrada de Itapecerica a Campo Limpo, 194 - Jd. Independência - Embu/SP
Cep: 06823-300 - Tel/Fax: 11 4149-9556 - Nextel 7743-8133 - Nextel ID - 13*918661 no site - E-mail: folhadeembu@terra.com.br