Prefeitura compra drone para fiscalizar áreas ambientais

Por Folha de Embu | 11/05/2017

A Prefeitura de Embu das Artes lançou no dia 4 de abril o Drone Fiscal, programa que promete auxiliar as equipes de fiscalização e monitoramento das áreas preservadas do município pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

O prefeito Ney Santos esteve presente no Parque Francisco Rizzo para acompanhar o lançamento do programa da Secretaria do Meio Ambiente.

O drone é um veículo aéreo não tripulado e controlado remotamente que pode realizar inúmeras tarefas, incluindo vistorias a pontos pouco acessíveis como matas e áreas de mananciais de difícil acesso.

Ainda está fase experimental, a Prefeitura prevê uma significativa economia dos gastos públicos com movimentação logística de mão de obra. “Com essa tecnologia a redução de custos é imensurável do ponto de vista da agilidade e da capacidade de vistoriar diversos pontos de forma continua”, informou a prefeitura.

No entanto, a novidade não foi bem recebida pela população. Para o munícipe Leandro Silva, morador do Jardim Isis Cristina “o tal do drone não passou aqui e no Parque Pirajuçara. Desmataram tudo por aqui”, disse.

Já a embuense Camila Oliveira lembrou que a prefeitura quer construir a nova sede em local irregular. “Que tal começar a combater o desmatamento dentro de casa? A Nova sede da prefeitura será construída em área de proteção ambiental, que tal mudar ao menos o local projeto?”, reclamou.

Comentários