Saúde de Embu presta contas do primeiro quadrimestre

Por Folha de Embu | 6/06/2017

Secretário apresenta números iniciais da pasta em audiência pública na Câmara

Em Audiência Pública realizada na quarta-feira, 31 de maio, na Câmara Municipal, o secretário de Saúde de Embu das Artes, José Alberto Tarifa, apresentou dados do primeiro quadrimestre de 2017. Dentre eles, em relação ao mesmo período do ano passado, destacam-se o aumento da: coleta de papanicolau (101%), produção ambulatorial (29,86%), procedimentos clínicos (51,93%), como aferição de pressão e administração de medicamentos, consultas básicas (32,75%), consultas odontológicas (36,45%), visitas domiciliares de agentes de saúde da família (25,82%), procedimentos com finalidade diagnóstica, como exames laboratoriais, RX e glicemia capilar (14,13%).

No primeiro quadrimestre, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu o prêmio pela “Busca de Casos de Tuberculose durante a 1ª Campanha de 2017”. A meta estabelecida para o município foi de 122 coletas entre fevereiro e março, porém, com o empenho de toda a equipe, foram realizadas 283 coletas. Ganhou também menção honrosa pelo trabalho: Compartilhando informações em saúde como instrumento de gestão, apresentado no 31º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo.

Foram desenvolvidas, ainda, importantes ações, como a 1ª Conferência de Vigilância em Saúde, além de campanhas de prevenção ao câncer bucal e ao combate à hipertensão, fortalecimento e implantação de grupos de promoção de saúde e capacitação de profissionais. Atualmente, Embu das Artes possui 25 equipes de saúde da família completas, com 124 agentes, proporcionando a cobertura de 35,25% da população do município (91.601 pessoas). Nesse ano de 2017, a meta da Vigilância Ambiental é monitorar todas as águas das escolas do município. No primeiro quadrimestre, já foram analisadas todas as águas das escolas municipais, escolas estaduais, conveniadas e particulares serão as próximas a serem atendidas.

 

Comentários