Moradores de Embu realizam manifestação em frente a prefeitura

Embuenses caminharam pelas ruas que contornam a prefeitura em protesto contra a Taxa do Lixo

Por Folha de Embu | 31/07/2017

Indignados com a implementação da Taxa do Lixo, sancionada pelo governo Ney Santos, cerca de 200 pessoas se reuniram, no último domingo, 30, em frente a sede da Prefeitura de Embu das Artes para protestar contra a cobrança da nova taxa e pedir a sua revogação.  Outro protesto está marcado para a próxima quarta-feira, 02, na Câmara Municipal de Embu.

Com cartazes, sacos de lixo, apitos e nariz de palhaço, os manifestantes, de forma pacífica, entoavam palavras de ordem e relataram sua indignação contra a medida em um microfone aberto aos participantes. Uma faixa foi interditada pela DIVTRAN. Ivo Amorim, um dos organizadores do evento disse que o objetivo era “mostrar aos turistas a realidade da cidade”.

A moradora do Santo Eduardo, Gilda Santos, pediu que o prefeito pense nas pessoas desempregadas da cidade que estão encontrando dificuldade para sobreviver. “Não estamos aqui representando partido. Estamos lutando pelos nossos direitos e das pessoas mais carentes”, declarou.

Ao longo de todo o protesto, os organizadores e manifestantes não permitiram bandeiras ou camisas com símbolos ou siglas partidárias, assim como defender um partido durante explanação no microfone. Líderes de partidos de esquerdas e movimentos sociais também estiveram presentes no evento.

A vereadora Rosangela Santos (PT) foi a única parlamentar presente na manifestação que foi mobilizado nas redes sociais. Ela criticou a justificativa usada pela prefeitura de que a taxa foi criada por causa das dívidas acumuladas pelas gestões passadas e declarou que o seu mandato entrará com medidas junto ao Ministério Público para barrar a sanção do prefeito. 

A população presente seguiu em caminhada pelas ruas que contornam a prefeitura e passaram pela Rua da Emancipação, chamando a atenção dos turistas para o que acontece na cidade. O protesto contou com a participação da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar que acompanharam os manifestantes durante a caminhada. Incomum para a cidade, a Tropa de Choque chegou quando os manifestantes começavam a se dispersar. 

 

Moradores levaram o carnê de cobrança do novo imposto 

O outro lado

O governo do prefeito Ney Santos (PRB) promete manter o novo imposto e diz que a Taxa do Lixo irá cobrir o rombo nas contas da prefeitura. Em comunicado divulgado em seu site, a prefeitura informa que a Prefeitura arrecada R$ 40,9 milhões e gasta R$ 45,8 milhões por mês.

Nas redes sociais, integrantes do governo tentaram descaracterizar a legitimidade da manifestação e disseram que o evento foi articulado pelo PT, quem o governo culpa pelo déficit nas contas. “Qualquer manifestação publica [sic] que queira ter credibilidade, não pode ser orquestrada por um partido político. Principalmente pelo PT, partido que criou a Taxa do Lixo em 2007 e colocou a cidade neste caos financeiro”, disse o secretário Jones Donizete no Facebook. 

O grupo de apoio do prefeito participou de reunião no sábado, 29, onde foi tirado que todos os integrantes do governo devem defender publicamente a Taxa do Lixo alegando que ela já existe em todas as cidades da região e apesar de estar sendo implantada agora no Embu foi criada em 2007, quando o então prefeito Geraldo Cruz atualizou Legislação sobre o Código Tributário de Embu. Após a reunião uma corrente de defensores da Taxa do Lixo começou defender o imposto nas redes sociais.

Comentários