Folha de Embu

Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Mutirão de doação de sangue organizada pelo motorista da Uber Luiz Henrique é na próxima terça-feira (26)

Folha de Embu | Atualizado em: 20/09/2017 00:00:00
O motorista do aplicativo Uber, Luiz Henrique Nogueira, está promovendo o mutirão de doação de sangue. Todas as pessoas podem participar da ação, que seria realizada na manhã da última terça-feira, dia 19, mas que foi remarcada para a próxima semana, também na terça-feira, dia 26, às 9h30. A concentração será na Câmara Municipal de Embu das Artes com destino ao Hospital das Clínicas.
A mobilização contará com o apoio e a presença da Guarda Civil Municipal, além dos vereadores Doda Pinheiro e Hugo Prado. A ideia é reunir o número máximo de pessoas aptas a doação e também simpatizantes. Para Luiz Henrique, a ação tem tudo para marcar a história de Embu das Artes. Ele solicita a presença do prefeito Ney Santos ou de sua assessoria, e também dos demais vereadores interessados pela causa.

“Seria importante a participação de todos os vereadores. Aqueles que não puderem ir ou doar, que possam mandar a sua assessoria. Todos se mobilizando para ajudar mostrando o amor ao próximo”, disse Luiz.

Nesta quarta-feira, Luiz Henrique foi buscar o Sr. José Oliveira no Hospital das Clínicas. Ele recebeu alta depois de passar por uma cirurgia de transplante de fígado no último dia 26 de agosto. Com a escolta da equipe de motocicletas da GCM, O Uber Luiz Henrique Nogueira transportou o paciente e seus familiares, partindo de Embu das Artes às 5h30, onde 19 minutos depois, às 5h49, já tinha chegado em seu destino, o Hospital das Clínicas. Caso o munícipe José Oliveira não chegasse até às 6h daquele mesmo dia, não faria o transplante.

O ato heroico foi reconhecido pela Câmara Municipal de Embu das Artes. Luiz Henrique e os guardas civis que realizaram a escolta do veículo onde estava José Oliveira foram homenageados pelos vereadores e sessão ordinária, recebendo uma Moção de Aplausos.

Veja também  Doe sangue e participe da campanha Junho Vermelho

Requisitos básicos para doar sangue
– Estar em boas condições de saúde.
– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
– Pesar no mínimo 50kg.
– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
– Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Impedimentos temporários
– Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.
– Gravidez
– 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
– Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
– Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
– Tatuagem / maquiagem definitiva nos últimos 12 meses.
– Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.
– Qualquer procedimento endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia etc): aguardar 6 meses.
– Extração dentária (verificar uso de medicação) ou tratamento de canal (verificar medicação): por 7 dias.
– Cirurgia odontológica com anestesia geral: por 4 semanas.
– Acupuntura: se realizada com material descartável: 24 horas; se realizada com laser ou sementes: apto; se realizada com material sem condições de avaliação: aguardar 12 meses.
– Vacina contra gripe: por 48 horas.
– Herpes labial ou genital: apto após desaparecimento total das lesões.
– Herpes Zoster: apto após 6 meses da cura (vírus Varicella Zoster).
– Brasil: estados como Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são locais onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deve aguardar 12 meses para doar, após o retorno.
– EUA: quem esteve nesse país deve aguardar 30 dias para doar, após o retorno.
– Europa: quem esteve nesse país deve aguardar 30 dias para doar, após o retorno
– Malária: países com prevalência de malária deve aguardar 30 dias para doar, após o retorno.
– Febre Amarela: quem esteve em região onde há surto da doença deve aguardar 30 dias para doar, após o retorno; se tomou a vacina, deve aguardar 04 semanas; se contraiu a doença, deve aguardar 6 meses após recuperação completa (clínica e laboratorial). Detalhes dos locais podem ser vistos no Portal da Saúde.

Veja também  Jovem de 18 anos morre em tentativa de assalto em Embu das Artes

Impedimentos definitivos
– Hepatite após os 11 anos de idade.
– Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
– Uso de drogas ilícitas injetáveis.
– Malária.
– Hepatite após o 11º aniversário: Recusa Definitiva; Hepatite B ou C após ou antes dos 10 anos: Recusa definitiva; Hepatite por Medicamento: apto após a cura e avaliado clinicamente; Hepatite viral (A): após os 11 anos de idade, se trouxer o exame do diagnóstico da doença, será avaliado pelo médico da triagem.

Respeitar os intervalos para doação
– Homens – 60 dias (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses).
– Mulheres – 90 dias (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses).

Adicionar comentário

Aviso: No momento do cadastro são capturadas informações que possibilitam a identificação individual do usuário e de seu computador

banner_linkei_1 anuncio_sansuy_1 anuncio_embu_sa_1

Folha de Embu
Fundado em 04/01/59 - Diretor: Edvan Ramos de Carvalho - Fundador: Dr. Mário Osassa
Endereço: Estrada de Itapecerica a Campo Limpo, 194 - Jd. Independência - Embu/SP
Cep: 06823-300 - Tel/Fax: 11 4149-9556 - Nextel 7743-8133 - Nextel ID - 13*918661 no site - E-mail: folhadeembu@terra.com.br