Prefeito Ney Santos lança Cartão Cidadão

Por Folha de Embu | 9/11/2017

Cartão visa economizar recursos restriguindo acesso aos serviços e centralizando informações

A Prefeitura de Embu das Artes lançou no dia 9/10 o Cartão Cidadão Embuense. O evento reuniu convidados pela entidade como munícipes, servidores, secretários, vereadores e empresários da cidade para o lançamento do Cartão. Classificado pelos seus idealizadores, o secretário de Gestão Tecnológica e Comunicação, Jones Donizete, como um “projeto ousado e de muita coragem”, o Cartão Cidadão promete maior organização de gestão pública e melhorias nos serviços de saúde, educação, cidadania, transporte inteligente e diálogo com o governo.

Com a proposta de otimização dos recursos para agilizar os atendimentos nos serviços públicos, tendo acesso aos dados cadastrais de toda a população embuense, o Cartão Cidadão Embuense foi implantado por “menos burocracia”, como principais benefícios utilizando um documento único, fornecendo informatização dos serviços municipais; disponibilização dos serviços online; solicitação dos serviços públicos; praticidade no atendimento da saúde; agendamento de consultas médicas; agendamento e resultados de exames; integração no transporte público; rapidez nos programas sociais; cidade mais segura; participação nas atividades de esporte; inclusão nos programas de capacitação; descontos no comércio local (Clube de Vantagens) e Gestão de Recursos Públicos.

O prefeito Ney Santos (PRB) afirmou que o Cartão Cidadão Embuense é de um plano ambicioso e polêmico. “Com a implantação do Cartão Cidadão, vamos economizar os recursos, aproximadamente R$ 1 milhão nos serviços de saúde e R$ 800 mil nos serviços sociais, por ano. A população vai entender a importância do Cartão Cidadão”, disse o prefeito.

Ney garante que a população não será obrigada a se cadastrar no Cartão Cidadão Embuense e que nenhum serviço público será negado, mas ele será exigido para ter acesso aos serviços de saúde, como agendamento de exames, consultas médicas em UBS’s, retirada de medicamentos, entre outros.

Segundo a Prefeitura, um dos benefícios do Cartão Cidadão Embuense será a localização e a identificação de crianças nas salas de aula da rede municipal de ensino, onde os pais de alunos terão acesso a alguns serviços, sendo o principal deles o recebimento de uma mensagem de texto via SMS confirmando informações de frequência escolar dos filhos. “Tudo será enviado no celular do pai ou da mãe, a criança não poderá mais ‘cabular’”, disse o secretário de Gestão Tecnológica e Comunicação, Jones Donizete.

Representando os empresários do município, o presidente do Conselho Empresarial de Embu das Artes e proprietário da rede de padarias Belas Artes, Adalberto Camelo, destacou o Clube de Vantagens, que deve ser um dos principais programas de descontos e benefícios em estabelecimentos comerciais fornecidos pelo Cartão Cidadão Embuense. “Praticamente, para nós empresários, servirá de marketing gratuito. Todos irão ganhar com isso, o consumidor, o empreendedor e a prefeitura”, disse.

O Secretário de Gestão Tecnológica e Comunicação, Jones Donizete, anunciou que o aplicativo que estará disponível nos próximos dias que auxiliará nas informações gerais do município de interesse da população. “Mais de 300 serviços serão utilizados por moradores que possuírem o cartão, tendo como número chamado de Registro Municipal. Serão fornecidas diversas informações. O morador cadastrado no cartão poderá tirar a foto de um buraco na rua ou de uma lâmpada queimada e enviar diretamente para o setor responsável”, falou o secretário.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Hugo Prado, esteve presente os vereadores Carlinhos do Embu, Daniboy, Jefferson Siqueira, Joãozinho da Farmácia, Bobilel Castilho, Índio Silva e Júlio Campanha.

O cadastro de dados para o Cartão Cidadão Embunse começou a ser feito no último dia 23, para os servidores municipais, nas escolas Professora Valdelice Prass, Paulo Freire e Elza Marreiro. Outras as informações do Cartão Cidadão Embuense estão disponíveis no site http://cidadeembudasartes.sp.gov.br/embu/portal/cartaocidadao.

Comentários