Justiça nega pedido de Habeas Corpus do carteiro Denivaldo

Por Folha de Embu | 12/12/2017

Em audiência realizada na tarde desta terça-feira, 12, o Tribunal Regional Federal da 2ª Vara de Osasco negou o pedido de Habeas Corpus do carteiro Denivaldo Jesus de Matos, preso no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, desde o dia 24 de outubro. Mesmo a audiência marcada para acontecer antes do recesso judiciário, do dia 20 de dezembro a 6 de janeiro, não foi hoje que os familiares e amigos do ex-funcionário dos Correios não puderam ter Denivaldo de volta.

Após protesto pacífico realizado em frente ao prédio do Tribunal Federal de Justiça da 3º Região, além do fechamento da Avenida Paulista por 10 minutos pela liberdade de Denivaldo, no último dia 5, os manifestantes foram informados sobre a antecipação da data da audiência, bastante comemorada.

O advogado de defesa, Diego Costa do Nascimento, que havia adentrado ao Tribunal para conversar com autoridades judiciárias, entre desembargadores e juízes, informou ao público presente que a mobilização surtiu efeito.

Angustiados pela demora do processo de soltura de Denivaldo, familiares, colegas e amigos se reunirão na próxima quinta-feira, dia 14, na Igreja Católica do Senhor Bom Jesus, no Jd. Júlia em Embu das Artes, para definir a data e o local de uma nova manifestação pacífica.

Sobre o caso

O senhor Denivaldo Jesus de Matos, de 42 anos, está preso desde o dia 24 de outubro por ter sido acusado pelo Juízo da 2º Vara Federal de Osasco/SP de chefiar e simular crimes de roubo em participação com os menores infratores no assalto ocorrido no dia 16 de junho de 2017, quando dirigia o carro de encomendas dos Correios e foi surpreendido por dois adolescentes. Em depoimento prestado, os menores apontaram Denivaldo como cúmplice do crime, acusação essa acatada pela Justiça. Familiares, amigos, colegas de trabalho e vereadores de Embu das Artes afirmam que Denivaldo Jesus de Matos é inocente, sendo preso injustamente. No facebook, uma página foi criada e uma grande corrente foi formada “Todos por Denivaldo”.

Comentários