Vereadores da região cobram mais investimentos do governo Serra na saúde e segurança pública

Por Folha de Embu | 4/06/2009

Os vereadores que estão na linha de frente na luta pela melhoria da saúde na região se reuniram no dia 21, em Embu Guaçu, para discutir a evolução do movimento que nasceu na última reunião do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud), e, traçar as estratégias de mobilização para agendar uma audiência com o governador José Serra. No encontro, eles deliberaram pela criação de uma Associação de Vereadores da Região Sudoeste.

A próxima reunião dos vereadores da região vai acontecer no Embu, em junho, quando eles vão discutir a organização da Associação de Vereadores, além dos temas saúde e segurança.

Os parlamentares querem cobrar do governo do Estado a ampliação do atendimento nos Hospitais Gerais do Pirajussara (HGP) e o de Itapecerica da Serra (HGIS). Eles vão propor a José Serra a adoção de medidas regionalizadas para melhorar a saúde e atender aos anseios da população. O superintendente do Conisud, Edgard  Cruz, acompanhado de um assessor participou do encontro e ajudou a mediar as discussões.

De acordo com os vereadores, os moradores das seis cidades do Conisud atestam que o principal problema enfrentado por eles é a saúde, seguido da segurança, transporte intermunicipal e a educação. Todos os problemas estão dentro da esfera de competência do governo do Estado.

O presidente da Câmara de Embu das Artes, Professor Silvino Bomfim, defendeu que a solução regionalizada dos problemas é a única forma de atender plenamente todas as cidades. Ele argumentou que os vereadores presentes devem mobilizar ainda mais suas casas legislativas para conseguir trazer mais vereadores para discutir o problema.

“O Embu está fazendo a sua lição de casa. O prefeito Chico Brito aumentou de 15% para 30% o repasse para a saúde, superando até mesmo o percentual estabelecido pela Lei. Agora, o Estado também tem que fazer a sua parte aumentando os recursos na saúde da região e investindo na ampliação dos dois hospitais que atendem a nossa população”, salientou.

Silvino propôs que se até a próxima reunião dos vereadores o governo do Estado não agendar uma data para se reunir com as lideranças da região, seja organizada uma marcha até o palácio.

Na abertura das discussões, o superintendente do Conisud, Edgard Cruz, falou que a região tem mais de 500 quilômetros e quase 1,5 milhões de habitantes para justificar a cobrança de maior atenção pelo governo do Estado. Ele lembrou que as cidades juntas abastecem a maior parte do Estado, mas, até o momento, o governo não acenou com políticas visando o desenvolvimento da região e uma compensação ambiental.

O presidente da Câmara de Embu Guaçu, José Raimundo Pereira, não escondeu a satisfação de receber os parlamentares de outras cidades. Ele revelou que a reunião foi inédita na região e afirmou que está buscando junto aos deputados do seu partido agendar o encontro com o governador.

Na reunião anterior, na sede do Conisud, em Itapecerica, todas as lideranças da região, deliberaram que o primeiro passo da mobilização seria articular um encontro com José Serra para tratar da saúde. Por essa razão, todas as Câmaras enviaram ofício ao palácio do governo solicitando que seja marcada uma audiência com esse fim.

Comentários