Folha de Embu

Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Economia

Especialista ensina a organizar finanças no início do ano

Folha de Embu | Atualizado em: 6/02/2018 00:00:00

Reproduçãono title

Docente do Senac Taboão da Serra fala sobre as melhores formas para as famílias se planejarem neste período repleto de contas e gastos

O início do ano é um momento em que muitos se veem com dificuldades para arcar com gastos típicos da época, como férias, matrículas escolares, IPTU, IPVA, entre contas das quais não há como fugir. Para o docente da área de gestão e negócios do Senac Taboão da Serra, Mauro Alves de Moura, o que falta para uma melhor educação financeira é planejar todas as entradas e saídas ao longo de todo o ano, não só quando as finanças estão apertadas.

Para Mauro, o planejamento financeiro deve considerar receitas e despesas mensais e periódicas como 13º salário, abono de férias, restituição de IR ou participação nos lucros e férias, IPTU, licenciamento ou seguro do carro ou moto.

"Ao considerar todas as entradas e saídas, fica mais fácil visualizar os momentos em que será necessária uma reserva financeira", diz o especialista, que listou algumas dicas para auxiliar quem está lidando com essa situação no momento.

Compra de Material Escolar
Ao receber a lista de material da escola, verifique se todos os itens são realmente necessários. Observe que não devem constar na lista produtos de uso coletivo, como itens de higiene e limpeza ou taxas para suprir despesas da escola. A instituição de ensino também não pode exigir que os pais comprem o material no próprio estabelecimento ou determinar marcas e locais de compra.
Outra dica é evitar levar os filhos nas compras. "É possível que eles queiram levar produtos associados a personagens que, por pagar direitos de marca ou imagem, são invariavelmente mais caros", declara o especialista.

"A compra em atacado pode ser vantajosa. Procure se organizar com outros pais para realiza-las. Também avalie comprar livros usados em sebos e cuide bem dos mesmos, que poderão ser trocados no ano seguinte na própria escola", complementa Mauro.

IPVA
O pagamento do IPVA pode ser realizado de três formas: à vista e com desconto de 3% em janeiro; à vista, sem desconto, em fevereiro; ou parcelado em três vezes, em janeiro, fevereiro e março. Caso tenha recurso para pagar à vista, aconselha-se preferir esse método, uma vez que a maioria das aplicações financeiras renderá bem menos que os 3% no período. O especialista alerta: "pegar empréstimo para pagar à vista não costuma valer a pena, em função das taxas de juros cobradas".

"Qualquer opção de pagamento deve ser analisada dentro da possibilidade de ter o recurso no tempo certo. O planejamento correto evita gastos desnecessários, como multas e juros por atraso, por exemplo", explica.

Viagem de Férias
A maior dificuldade para quem deseja viajar e possui filhos em idade escolar é ter que viajar nos períodos chamados de alta estação, em que os custos de estadia, passagem e alimentação são mais elevados. Portanto, é importante que a viagem seja planejada com bastante antecedência, para aproveitar condições especiais. "As férias devem caber no orçamento familiar. Considere no cálculo todos os gastos possíveis (compras, alimentação ao longo do dia, compra de ingressos e outros)", sugere Mauro.

Educação financeira
O Senac Taboão da Serra mantém em seu portfólio diversos cursos na área de gestão e negócios, nas modalidades livre (curta duração) e técnico presenciais. Além disso, a unidade também é polo de graduação e pós-graduação na modalidade EAD. Há opções para uso pessoal e outras para quem deseja aperfeiçoar o conhecimento no segmento e aplicar na vida profissional.

Para saber dos cursos da área de gestão e negócios na unidade, basta acessar o portal www.sp.senac.br/taboaodaserra<http://www.sp.senac.br/taboaodaserra> ou fazer uma visita presencial à unidade, que fica na Rua Salvador Branco de Andrade, 182.

Adicionar comentário

Aviso: No momento do cadastro são capturadas informações que possibilitam a identificação individual do usuário e de seu computador

banner_linkei_1 anuncio_sansuy_1 anuncio_embu_sa_1

Folha de Embu
Fundado em 04/01/59 - Diretor: Edvan Ramos de Carvalho - Fundador: Dr. Mário Osassa
Endereço: Estrada de Itapecerica a Campo Limpo, 194 - Jd. Independência - Embu/SP
Cep: 06823-300 - Tel/Fax: 11 4149-9556 - Nextel 7743-8133 - Nextel ID - 13*918661 no site - E-mail: folhadeembu@terra.com.br