Participação popular marcou Fórum do mês da Mulher realizado na Câmara de Taboão

Evento foi realizado em parceria pela presidente da Câmara, Joice Silva e a vereadora Priscila Sampaio e definiu propostas de políticas públicas para mulheres

Por Folha de Embu | 23/03/2018

O Fórum de Discussão do mês da Mulher,  realizado pela presidente da Câmara de Taboão Joice Silva, e a vereadora Priscila Sampaio,  foi considerado um divisor de águas na história da Câmara. O evento garantiu a participação popular na elaboração de propostas que vão ser encaminhadas pelas vereadoras. Contou com a participação da editora chefe do programa Cidade Alerta da Record, Mariana Ferreira, que contou aos participantes que a violência contra a mulher é a pauta central do programa. Durante o fórum a coordenadora dos Direitos da Mulher, Sueli Amoedo, apresentou balanço das leis que fazem Taboão ser referência na região no enfrentamento à violência e proteção das mulheres.

“Desde o meu primeiro mandato dediquei atenção à mulher aprovando leis que viraram leis estaduais. Como mulher, minha obrigação é promover o debate e encarar de frente os desafios de todas nós na sociedade, buscando o respeito e a igualdade”, declarou a presidente Joice Silva.

Um dos pontos marcantes do fórum foi a exibição de documentário retratando duas mulheres moradoras do município, cujas histórias inspiram e incentivam outras mulheres. A advogada Dra. Maria Célia Benedito e a presidente fundadora da Cajec, Maria Luiza Cândido Centelles, se emocionaram e viram os presentes se emocionar com as suas histórias de vida. A terceira idade arrancou aplausos entusiasmados da plateia em apresentações de dança encantaram os participantes.

“Trouxemos essas duas mulheres da nossa cidade para inspirar, mostrar a importância da educação e motivar outras a superar as próprias limitações”, ponderou a presidente.

Joice Silva e Priscila Sampaio encerraram o Fórum lembrando os nomes de todas as mulheres da cidade que perderam suas vidas para a violência e juntas lembraram a vereadora carioca Marielle Franco, cujo assassinato provocou reações no mundo.

“Esse fórum é um marco na nossa cidade, na minha história e da presidente Joice Silva. Saímos daqui com várias propostas, encaminhamentos e a certeza de que devemos nos unir todos por elas”, salientou Priscila Sampaio.

As duas vereadoras foram saudadas e homenageadas pelos vereadores Dr. Ronaldo Onishi, José Aparecido Alves, o Cido, Johnatan Noventa e Professor Moreira. O vice-prefeito Láercio Lopes também elogiou a iniciativa das vereadoras e defendeu a igualdade de gênero e o respeito.

Durante o fórum, o coordenador do programa de Saúde da mulher, Dr. Antônio Carlos, explicou o trabalho que realiza no cuidado às mães, com protocolos baseados na humanização da assistência ao Pré-natal e parto. Os serviços vão desde o  planejamento Familiar, trabalho em rede, pelas UBSs, CRAS, Creas e clínica DST. Além disso, citou a oferta de anticoncepcional de longa duração como DIU, Mirena e implante subdérmico.

A vice-presidente da OAB de Taboão da Serra, Elaine Abud,  Maria Amélia Alencar, Presidente da Comissão da Mulher da OAB, marcaram presença junto da Dra Andressa Souza, além das secretárias municipais Arlete Silva, da Assistência Social e Raquel Zaicaner, da Saúde, o coordenador da Igualdade Racial Antônio Carlos Souza Santos, entre inúmeros convidados participaram ativamente do fórum.

 

Por: Assessoria de Imprensa/ CMTABOAO

Comentários