Com licitação, tarifa poderá ser de R$ 4,21, ter menos ônibus e frota com até 7 anos

Frota atual

Por Folha de Embu | 8/02/2019

Documentos da licitação do transporte público mostram que a tarifa em Embu deverá ser no mínimo de R$ 4,21 (Anexo 4.2 da licitação). No custo já está incluído a aquisição de novos veículos com os requisitos da licitação. A prefeitura exige ônibus com rastreador, internet embarcada e sistema de armazenamento e identificação facial dos passageiros (Anexo 6 da licitação). Nas especificações, não foi encontrado a exigência de ar-condicionado, mas sim de  janelas com vidros deslizantes e sistema de ventilação no teto (Anexo 6 e item 3.1.1 da licitação).

A empresa que ganhar a licitação poderá fazer o reajuste anual da tarifa automaticamente (Anexo 4 e item 5.1.1 da licitação) e prevê menos ônibus que a frota atual, sem a obrigação de aumento de frota durante 20 anos. Os veículos poderão ter no máximo 7 anos de uso (Anexo 6 item2). A nova frota terá 75 ônibus e 6 microônibus.

Problemas no sistema atual

O sistema de transporte público em Embu enfrenta problemas decorrente da forma de contrato atual, que é temporário e de emergência, o que dificulta e até impossibilita a compra e renovação de ônibus. As fábricas oferecem veículos a preço reduzido e com manutenção diferenciada para empresa de transporte que possuem contrato de  longo prazo. A precária infraestrutura da cidade gera custos elevados de manutenção dos veículos e os repasses financeiros legais e obrigatórios que a Prefeitura deveria repassar não estão sendo feitos.

A empresa atual do transporte afirmou que irá participar da nova licitação pois o contrato oferece melhores condições de trabalho. Afirmou que com a licitação de 20 anos poderá adquirir novos ônibus, ter garantia dos repasses da Prefeitura para manutenção e, principalmente,  preservar os 500 postos de empregos diretos gerados na cidade de Embu.

Como ver os arquivos da licitação:

  1. Acesse http://e-licitacoes.cidadeembudasartes.sp.gov.br/e-licitacoes/verLicitacao/KuXnk
  2. Na parte superior, a direta, clique em Login
  3. Clique na opção cadastre-se
  4. Selecione a opção Pessoa Fisíca (CPF)
  5. Informe os dados e clique em Concluir Cadastro

Comentários