Braço quebrado de criança é imobilizado com papelão devido à falta de médico e insumos na UPA

A esquerda, braço imobilizado com papelão na UPA de Embu. A esquerda, braço imobilizado com gesso no Hospital Pirajussara

Por Folha de Embu | 25/06/2019

No último domingo, 23/6, uma criança de 12 anos deu entrada no pronto socorro da UPA do Santo Eduardo com fortes dores no braço. Após atendimento inicial, exame de raio-X constatou que os dois ossos (rádio e o cúbito) do antebraço estavam quebrados, sendo necessário encaminhamento para médico ortopedista para tratamento adequado e imobilização do braço. Porém, segundo relato dos familiares, a UPA do Santo Eduardo não tinha médico ortopedista nem o material necessário para procedimento de engessamento.

Familiares relataram ao Jornal Folha de Embu que os atendentes da unidade de saúde imobilizaram o braço com papelão sem a autorização do responsável pela criança, ao final do atendimento, informaram que deveriam procurar outra unidade de saúde com médico e equipamentos adequado, porém, estavam sem dinheiro para condução, não sabiam qual unidade possuía ortopedista e a criança estava com fortes dores. Como não havia vaga e nem ambulância disponível, tiveram que aguardar sete horas para serem transferidos para o Hospital Pirajussara. Durante todo esse período, a criança reclamava das forte dores.

A criança deu entrada às 15h horas na UPA do Santo Eduardo e conseguiu ser encaminhada para o Hospital Pirajussara por volta das 22h. No hospital, a “imobilização de papelão” foi removida e feito o procedimento de engessamento do braço. Familiares relataram que os médicos do Hospital Pirajussara ficaram impressionados com a improvisação ou “gambiarra” feita de papelão.

O acidente

A criança estava brincando pique-esconde próximo da residência com os amigos. Ao avistar outro amigo com uma pipa, correu em direção, porém, acabou escorregando e bateu o braço em uma pedra grande. Vizinhos constataram a possível quebra do braço e chamou os pais, que imediatamente o levaram a UPA de Embu

Apuração dos fatos

O vereador Edvanio Mendes, no dia seguinte ao ocorrido, protocolou ofícios na Prefeitura de Embu e na empresa que administra a UPA solicitando explicações. Segundo o vereador, após as explicações, poderá ser realizada denúncia junto ao ministério público para a aplicação das punições possíveis.

 

Comentários