Annis Bassith foi diretor da Folha de Embu por décadas

Annis Neme Bassith

Por Folha de Embu | 5/04/2022

Márcio Amêndola de Oliveira, especial para a Folha de Embu

O ex-prefeito Annis Neme Bassith faleceu nesta segunda-feira, 4 de abril de 2022 aos 94 anos. Muito se falou sobre sua longa trajetória, e do fato de ter sido o primeiro prefeito eleito de Embu, assumindo o governo em 1º de janeiro de 1960, e de todas as obras deste grande embuense, desde seus mandatos como vereador em Itapecerica da Serra, quando Embu ainda era um distrito daquela cidade vizinha.

Um outro aspecto da vida de Annis Bassith é o fato de que foi ele o pioneiro na imprensa local e regional, ao assumir o jornal “O M’Boy”, fundado por Mário Osassa em 1959, no esteio da Emancipação ocorrida naquele ano. O jornal pretendia ser um novo veículo de comunicação e informação da cidade recém-nascida. Naquele ano, as eleições apontaram a vitória de Annis, que pouco depois assumiria a redação e direção do jornal, que mudou de nome para ‘Folha de Embu’, testemunhando os fatos da cidade e da região nos últimos 63 anos, desde aquela edição pioneira de fevereiro de 1959.

Osassa era o diretor da primeira versão da Folha de Embu, e Maria Antonieta Martins de Almeida sua primeira redatora; ela se tornaria a primeira mulher a exercer o cargo de vereadora na cidade. O prédio da Câmara Municipal leva seu nome na fachada.

Annis Bassith afastou-se da direção do jornal há cerca de 20 anos, transferindo o acervo e a propriedade ao empresário João Befe, alguns anos atrás, até que o também ex-prefeito Geraldo Leite da Cruz se tornou o seu novo proprietário e até hoje detém o acervo e a redação da Folha de Embu, no Jardim Independência, sendo o mais antigo veículo de comunicação de Embu das Artes em atividade.

Em 2018 o jornal passou a ser editado também pela Internet, no endereço eletrônico: www.folhadeembu.com.br.

No Facebook, em: https://www.facebook.com/folhadeembu/.

Comentários