Dia Mundial do Meio Ambiente

Por Folha de Embu | 6/06/2022

No último domingo, 05 de junho, celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, o qual foi criado com a finalidade de chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.


O Brasil sempre foi referência no quesito meio ambiente, modelo de fauna e flora para outros países, porém, nos últimos anos podemos notar o declínio causado pelo descaso dos governos com relação as questões ambientais.
Tal descaso ocasionou desmatamentos irregulares, depósito e despejo de lixo em locais inadequados, além do aumento no desperdício de recursos naturais.


A cidade de Embu das Artes também vem sofrendo graves consequências ambientais. Nos últimos 12 anos estão sendo realizadas grandes mudanças no plano diretor da cidade, abrindo possibilidade para destruição ambiental e o descaso com os mananciais da cidade que ocupam 60% do território.
O aumento no desmatamento vem ocorrendo de forma desenfreada, sem fiscalização do poder público e com as mudanças no plano diretor não há consequências para os responsáveis.

Imagens feitas em locais de desmatamento irregular em Embu das Artes.


A reflexão que deve ser feita a partir dos dados expostos, é em relação a medidas emergenciais que precisam ser tomadas para diminuição nos danos causados ao meio ambiente, desta forma, a população poderá ter um aumento na qualidade de vida, tendo em vista que a natureza é um dos pilares de nosso país e deve ser cuidada e respeitada em todos os âmbitos.

Comentários