Justiça Eleitoral de São Paulo iniciou a convocação de mais de 400 mil mesários

Por Folha de Embu | 8/07/2022

A Justiça Eleitoral de São Paulo iniciou a convocação dos mesários e mesárias que conduzirão a votação em 2 de outubro nas 101.627 seções eleitorais de São Paulo. Foram mais de 400 mil mesários convocados, além das pessoas que auxiliarão nos locais de votação.

Os convocados deverão confirmar o recebimento da convocação por meio do site do Tribunal Regional Eleitoral - SP.
As convocações têm ocorrido, por e-mail e aplicativo de mensagens. Nos casos em que não for possível o contato por meio eletrônico, haverá o envio de correspondência.

Após o recebimento da convocação, o eleitor ou eleitora tem cinco dias para aceitar ou contestar a convocação. A contestação deve ser feita, através de um requerimento, junto ao juízo eleitoral. O trabalho é obrigatório e a dispensa só ocorre em casos excepcionais.

A nomeação dos mesários, ocorre de preferência, entre os eleitores do mesmo local de votação que tenham se voluntariado. Podem se inscrever para participar como mesários voluntários nas eleições de 2022, eleitoras e eleitores com mais de 18 anos e situação eleitoral regular.

Quem trabalha como mesário ou mesária tem direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado e também para cada dia de treinamento em emprego público ou privado. Além disso, o mesário ganha auxílio-alimentação no valor de 45 reais por turno de votação, além de ter preferência no desempate em concursos públicos que tenham essa previsão no edital. É possível, ainda, dependendo da universidade, utilizar as horas trabalhadas nas eleições como atividade curricular complementar.

Foto por: Marri Nogueira /Agência Senado - 2018

Comentários