Folha de Embu

Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Conquistas históricas e os desafios da área de saúde foram tema de debate no Embu

Folha de Embu | Atualizado em: 22/09/2009 00:00:00
A saúde pública foi amplamente debatida no evento realizado na terça feira, 15, no Centro Cultural Mestre Assis, no Embu. Na ocasião, foi apresentada uma retrospectiva na área mostrando as conquistas obtidas pelos movimentos populares na região e no País, e, a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS). O ex-prefeito de Embu, Geraldo Cruz e várias lideranças que  também participaram do movimento de saúde da região nascido na década de 80 participaram do encontro.
A luta histórica da  região que culminou na construção do Hospital Geral do Pirajussara e de Itapecerica da Serra,  entre outras conquistas, foi contada por meio de uma dinâmica, que simulou uma viagem no tempo, através dos telejornais. Também foram apresentadas várias fotos históricas que lembram a luta do movimento de saúde da região. O relato lembrou a caravana com 60 ônibus que foi ao palácio do governo pedir a construção dos dois hospitais. 
“Naquela época eu era vereador. Lembro que nós conseguimos criar uma situação que fez com que o governador dentro de 15 dias anunciasse que ia construir o hospital”, recordou Geraldo Cruz.
Ele lembrou que a luta do movimento de saúde na região foi intensa e destacou como principais conquistas, no cenário nacional, a universalidade do atendimento à saúde, e, no local, a municipalização do Pronto Socorro de Embu, em 1983. No mesmo período, segundo ele, acontecia a luta pela  construção de uma unidade de saúde do Vazame. 
“Nós tivemos muita conquistas importantes. Acreditamos que a participação popular é a única forma de garantir a continuidade e efetividade das políticas públicas. As críticas ajudam a planejar para acertar. Isso é importante porque o gestor é passageiro, mas as políticas são definitivas se forem abraçadas pela comunidade”, afirmou.
Geraldo Cruz disse que a criação dos Conselhos Populares é uma prova real da importância da mobilização popular. Para ele, a gestão pública e a abertura para a comunidade pode garantir com que a emenda 29, por exemplo, que prevê o repasse de 12% dos recursos do Estado para a saúde, seja cumprida efetivamente. Até 2007 nenhum Estado cumpria esse percentual.
O secretário de Participação Cidadã de Embu, Pedro Pontual, destacou que a gestão democrática e a inclusão social são as maiores marcas da administração de Geraldo Cruz que está tendo continuidade com o prefeito Chico Brito. Ele falou sobre a necessidade das políticas públicas estarem em consonância com às demandas da população e a capacidade de atender questões específicas de vários segmentos.

Adicionar comentário

Aviso: No momento do cadastro são capturadas informações que possibilitam a identificação individual do usuário e de seu computador

banner_linkei_1 anuncio_sansuy_1 anuncio_embu_sa_1

Folha de Embu
Fundado em 04/01/59 - Diretor: Edvan Ramos de Carvalho - Fundador: Dr. Mário Osassa
Endereço: Estrada de Itapecerica a Campo Limpo, 194 - Jd. Independência - Embu/SP
Cep: 06823-300 - Tel/Fax: 11 4149-9556 - Nextel 7743-8133 - Nextel ID - 13*918661 no site - E-mail: folhadeembu@terra.com.br