Chico Brito reúne imprensa e faz balanço dos 100 dias de governo

Por Folha de Embu | 21/04/2009

O prefeito Chico Brito concedeu entrevista coletiva na terça-feira (14) para apresentar um balanço dos 100 dias de seu governo. Ele traçou um quadro geral do governo, relatou várias ações e apresentou metas e desafios da sua administração. Entre as ações destacadas pelo prefeito estão a criação da estrutura de funcionamento das novas secretarias municipais, entre as quais ele citou a de Esportes e a de Desenvolvimento Econômico. 

O prefeito anunciou que já convocou 186 funcionários concursados para atuar nas pastas. Além disso, lembrou que o município tem obras espalhadas por todos os lados. Segundo ele, são obras de recapeamento, canalização, urbanização, saneamento, entre outras.

“Dificilmente um governo que entrar vai desmontar a estrutura que estamos implantando. Criamos a organização administrativa para dar conta das principais metas do nosso programa de governo”, sustentou o prefeito, explicando que não é fácil atingir as metas num prazo tão curto. Chico Brito avalia que 100 dias não é o tempo necessário para implantar todas as medidas necessárias para a resolução dos problemas enfrentados na cidade.

O prefeito lembrou a visita que fez ao Hospital Geral do Pirajussara para pedir maior agilidade no atendimento da população. Ele lembrou que a cidade tem uma demanda reprimida de quase 600 exames. Chico Brito disse que o assunto será discutido em conjunto por todos os prefeitos do Conisud, numa reunião que será realizada ainda esse mês, que também vai contar com a presença dos vereadores das seis cidades.

Na tentativa de melhorar a saúde na cidade, Chico Brito afirmou que encaminhou projeto à Câmara Municipal visando aumentar o valor pago aos plantonistas que trabalham nos pronto-socorros municipais. Ele também anunciou a contratação de vários profissionais para trabalhar nas unidades de saúde da cidade.

“Fizemos concurso, aumentamos salários e mesmo assim ainda não conseguimos preencher os quadros de todas as especialidades. Vamos contratar onde tem defasagem, mas investir no gerenciamento será o nosso objetivo principal”, observou.

O prefeito relatou problemas na área de saúde, mas garantiu que  eles serão minimizados depois da implantação do novo modelo de gerenciamento que está sendo implantado na cidade. 

Ele citou os impactos ocasionados pela obra do Rodoanel e anunciou que vai se reunir com a Dersa para cobrar as obras de compensação que ainda não foram iniciadas. Ele destacou a importância dessas obras para a cidade e disse que por essa razão elas precisam ser realizadas o quanto antes.

“Vou cobrar da Dersa e do governo do Estado as obras mitigatórias para a nossa cidade”, garante.

Chico Brito anunciou que a prefeitura contratou uma empresa para realizar emergencialmente uma operação de tapa-buracos. Segundo ele, a novidade é que a empresa vai utilizar asfalto quente, que apesar de ser mais caro tem maior durabilidade em comparação com o asfalto frio.

O prefeito também comunicou que a partir da próxima semana vai entregar os kits de material escolar e os livros didáticos para todos os alunos da rede municipal. Ele disse que desde o mês de fevereiro a prefeitura está desenvolvendo um trabalho com os professores para dinamizar a utilização dos livros. 

“Os pais vão assinar um termo de compromisso para acompanhar a utilização dos livros pelos filhos. Queremos incentivar a participação deles na educação dos filhos. Também estamos criando um programa de leitura. A meta é fazer com que cada aluno, de acordo com a sua série leia um livro ao mês”, explica.

Crise

De acordo com o prefeito a cidade registrou uma queda de 10% na previsão da arrecadação. Mas, conseguiu aumentar a arrecadação em relação ao passado. Para ele, a cidade está enfrentando a crise sem maiores dificuldades. “A crise está nos afetando. Mas estamos melhores preparados para isso. Estamos buscando recursos, mas não estamos numa situação muito ruim. O PAC foi uma estratégia fantástica de desenvolvimento do país. Ele já está em andamento, gerando emprego e renda. Por isso, estamos numa condição melhor”, esclarece.

O prefeito também anunciou que a prefeitura vai oferecer transporte escolar gratuito para mais de 2 mil alunos. Atualmente existem ônibus fazendo esse trabalho que a partir de julho será feito por kombis e Vans. “Eles vão buscar e deixar as crianças em casa. Como no serviço convencional de transporte escolar”, explica.

Outra medida tida como prioritária pelo prefeito, é garantir a refeição para os estudantes da rede municipal durante os cinco dias da semana. Até agora as crianças recebem refeição três dias na semana. “Vamos oferecer 53 mil refeições todos os dias e mudar o cardápio. Estamos trocando o lanche por refeição e ainda reduzindo o custo. Vamos economizar R$0,5 por refeição que permitirá uma economia de quase R$ 400 mil”, salientou.

Comentários