Greve geral: saiba o que não irá funcionar nesta sexta-feira
Por Folha de Embu | 27/04/2017
Promovida por centrais sindicais, por movimentos sociais e por trabalhadores, a greve geral contra as reformas trabalhistas está marcada para a próxima sexta-feira, 28. Estão previstos protestos e bloqueios de vias em várias cidades do Brasil, incluindo Embu das Artes e região. O transporte público intermunicipal será afetado em Embu das Artes, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra e Embu-Guaçu.
A Viação Pirajuçara não informou se irá aderir à greve. Já a Viação Miracatiba (Consórcio Intervias), gerenciada pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), já confirmou a paralisação dos serviços na sexta-feira. Os passageiros de Embu das Artes e Itapecerica da Serra que utilizam as seguintes linhas serão afetados pela falta de transporte público.
001 Itapecerica da Serra (Parque Paraiso)/ São Paulo (Metrô Capão Redondo);
033 Embu das Artes (Engenho Velho)/ São Paulo (Clínicas);
124 Embu das Artes (Jardim Santo Eduardo)/ São Paulo (Clinicas);
128 Embu das Artes (Jardim do Colégio)/ São Paulo (Pinheiros);
193 Embu das Artes (Jardim Santa Tereza)/ São Paulo (Metrô Capão Redondo);
510 Embu das Artes (Jardim Vazame)/ São Paulo (Pinheiros) e demais frotas,
Os ônibus que circulam na cidade de São Paulo também aderiram a greve e não irão circular a partir das 0h da sexta-feira. O serviço será normalizado às 0h do sábado, 29. A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte da cidade de São Pauo anunciou nesta quinta-feira, 27, que o rodízio estará suspenso durante a greve.
Além da frota de ônibus, funcionários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e Metrô também irão paralisar os serviços por 24h, a partir da meia-noite. Somente as linha 4 amarela, que é prvatizada, e a linha 15 do monotrilho, que interliga os bairros de Vila Prudente e Oratório, serão funcionando normalmente.
As linhas do metrô e CPTM que irão parar são:
1 Azul (Jabaquara - Tucuruvi)
2 Verde (Vila Madalena - Vila Prudente)
3 Vermelha (Corinthians Itaquera - Palmeiras Barra Funda)
5 Lilás (Capão Redondo - Adolfo Pinheiro)
7 Rubi (Luz - Jundiaí)
8 Diamante (Júlio Prestes - Amador Bueno)
9 Esmeralda (Osasco - Grajaú)
10 Turquesa (Brás - Rio Grande da Serra)
11 Coral (Luz - Estudantes)
12 Safira (Brás - Calmon Viana)
Os bancários também decidiram paralisar suas atividades na sexta-feira. Os funcionários dos correios decidiram, em assembleia, entrar em greve a partir do dia 28 e por tempo indeterminado.
Os professores da rede pública de ensino decidiram aderir à paralisação. Tanto os professores da rede estadual já haviam anunciado a adesão.
O aeroporto de Guarulhos irá funcionar com 30% dos funcionários durante 24h. Pilotos e comissários de bordo ainda não decidiram se irão parar nesa sexta-feira.
A Prefeitura informou que não haverá ponto facultativo nesta sexta-feira.