Geraldo Cruz reverte decisão e não está mais inelegível

Por Folha de Embu | 6/06/2017

Deputado garante no Superior Tribunal Eleitoral direito de participar das próximas eleições

Após 3 adiamentos na data do julgamento, no dia 30, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) absolveu o deputado estadual Geraldo Cruz (PT) e suspendeu a cassação do seu diploma da sua inelegibilidade. O deputado está apto para disputar as próximas eleições.

O petista estava respondendo acusação representada pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) por abuso dos meios de comunicação por conta da publicação de artigos de sua autoria no jornal Folha de Embu, durante o período pré-eleitoral. Os textos abordavam assuntos de âmbito estadual que abrangia Embu das Artes, tais como: crise de abastecimento, falta de limpeza dos piscinões, violência na cidade, crise na saúde.

A decisão do TSE foi publicada em seu site e informa que “o Tribunal, por maioria, deu provimento ao agravo regimental, para dar provimento ao recurso ordinário de Geraldo Leite da Cruz, afastando a incidência da sanção de cassação e da inelegibilidade, nos termos do voto do ministro Luiz Fux (que redigirá o acórdão)”, informa o texto. Foram voto vencido os ministros Napoleão Maia Filho (relator), Jorge Mussi e Rosa Weber. Votaram a favor de Geraldo, além de Fux, os ministros Admar Gonzaga, Tarcisio Vieira de Carvalho Neto e Gilmar Mendes, presidente do TSE.

Absolvido, Geraldo Cruz continua como deputado estadual na Assembleia Legislativa até o fim do mandato, em 2018.

Em nota, o deputado manifestou sua satisfação com o resultado do julgamento.

Comentários