Moradores de Embu gritam 'Fora Ney Taxa'

Moradores gritam "Fora Ney Taxa"

Por Folha de Embu | 3/08/2017

A acalorada sessão desta quarta-feira, 02, paralisou os trabalhos do legislativo municipal embuense. Ao som de "Fora Ney Taxa", os moradores de Embu das Artes foram à Câmara Legislativa para protestar contra a implementação da Taxa do Lixo. Segundo os organizadores da manifestação, cerca de 700 pessoas estavam presente na Câmara Municipal. Idosos, jovens e pessoas de meia-idade estavam munidos com faixas, cartazes, apitos e os indesejados carnês estavam presentes, assim como na manifestação do último domingo, noticiado pela Folha de Embu

Indignados com os vereadores que elegeram, muitos municípes cobraram dos parlamentares apoio. "Na hora de pedir voto eles são uns santos, todos bonzinhos. Agora que precisamos deles, cadê?", questionou Rubens Soares, morador do Jardim Vista Alegre. Dos 17 vereadores eleitos, apenas a vereadora Rosângela Santos (PT) declarou publicamente apoio à população. Muitos dos presentes pediram a renúncia do predidente Hugo Prado à frente do legislativo. 

Irritado com os manifestantes e suas palavras contra a Taxa do Lixo, Hugo Prado suspendeu a sessão por cinco minutos e quando voltou ao plenário Mestre Gama encerrou os trabalhos 40 minutos após o seu início. Todos os vereadores foram convocados para a próxima sessão, no dia 09. A população começou a deixar o plenário às 19h, quando a concentração passou para a Rua Marcelino Pinto Teixeita, em frente ao prédio do legislativo.

Uma moradora reclamou da conduta de Prado com a população presente. "O Hugo mandou a GCM 'tirar esse bando de vagabundo'. Eu ouvi e todo mundo aqui ouviu", disse. Cerca de 20 guardas, com armas de choque e balas de borracha, estavam acompanhando o andamento da sessão, dentro e fora do plenário. 

Minoria entre os presentes, os secretários e comissionádos do Governo Ney Santos estavam na sessão para tentar calar a voz da população. O que foi em vão. 20 minutos após o início dos trabalhos do legislativo, os secretários e seus acompanhantes deixaram o Plenário, que tinha o coro de "Fora Ney Taxa". 

Apesar de encerrada por causa da manifestação, a população promete voltar à Câmara Muncipal na próxima quarta-feira, 09, para um novo protesto. 

 

NOTA DA REDAÇÃO

Em nota enviada à Folha de Embu, o presidente da Câmara Municipal de Embu das Artes, Hugo Prado (PSC) ressalta o respeito com a população embuense. Leia a nota. 

"Venho publicamente demonstrar o meu repúdio a publicação de inverdades ao
meu respeito! Nunca trataria desta maneira o povo, pelo qual tenho tanto
carinho! Fui educado pelos meus pais aprendendo a respeitar as pessoas e
foi dessa forma que cheguei até aqui! As pessoas que me conhecem sabem da
minha índole e caráter e que jamais me posicionaria desta forma!"

Comentários