Professora de Embu das Artes é uma das vencedoras do 20º Prêmio Educador Nota 10

Luana Portilio é professora de ciências da Escola Colibri

Por Folha de Embu | 18/09/2017

A 20ª edição do Prêmio Educador Nota 10, organizado pela Fundação Victor Civita, divulgou a lista com os nomes dos 10 vencedores. Entre os educadores escolhidos está Luana Viegas de Pinho Portilio, professora de ciências da Escola Colibri, localizada em Embu das Artes.

Com o projeto “Conhecendo as Aves do Entorno”, Luana conquistou os jurados. Os alunos do 1º ano aprenderam na prática os comportamentos de um observador de aves. Tiveram como desafio investigar as proximidades da escola para conhecer e identificar quais as aves que visitavam o local.

Além de ler textos e assistir a documentários e programas de reportagem, eles anotaram e desenharam em um livro de observações as características, as cores, os tamanhos e os tipos de bico das aves encontradas. Nesses registros as crianças comprovaram informações encontradas nos textos, como o comportamento das aves, a construção de ninhos e sua alimentação.

Ao propor situações de aprendizagem com questões desafiadoras e possíveis de ser respondida pela observação da natureza, a professora desenvolveu a cultura científica em seus alunos, o que envolve a capacidade de compreender e interpretar o mundo.

Além de Luana, outros nove educadores, que desenvolveram experiências pedagógicas de destaque nas escolas onde trabalham, foram escolhidos por uma comissão de especialistas entre os mais de cinco mil inscritos. Os vencedores são dos estados de Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo.

Cada professor ou gestor recebe um prêmio de R$ 15 mil e um vale-presente de R$ 1 mil para a escola onde o projeto foi desenvolvido. Além disso, os vencedores concorrem ainda ao prêmio de Educador do Ano, que será escolhido em cerimônia no dia 30 de outubro, em São Paulo.

No ano em que completa 20 edições, o Prêmio Educador Nota 10 registrou um recorde de inscrições, com 5.006 projetos. Desde a criação do Prêmio, em 1998, mais de 67 mil professores participaram da premiação.

O Prêmio Educador Nota 10 é uma iniciativa do Grupo Abril em parceria com a Globo, organização da Fundação Victor Civita e da Fundação Roberto Marinho, com apoio da Associação Nova Escola e patrocínio da Fundação Lemann, Somos Educação e Faber Castell.

 

Comentários