OMS coloca todo o estado em área de risco para febre amarela

Por Folha de Embu | 16/01/2018

A OMS passou a considerar nesta terça-feira, 16, todo o Estado de São Paulo como área de risco de febre amarela e recomendou que todos os estrangeiros que façam viagens à região estejam vacinados.

“Considerando o nível elevado da atividade do vírus da febre amarela observado em todo o Estado de São Paulo, a OMS determinou que, além de áreas listadas em avaliações anteriores, o Estado de São Paulo inteiro deve ser também considerado como risco de transmissão de febre amarela”, apontou a entidade, em um comunicado publicado nesta terça-feira. “Consequentemente, a vacinação contra a febre amarela é recomendada para viajantes internacionais visitando quando área no estado de São Paulo”, disse o órgão. 

O número de mortes por febre amarela confirmadas no estado desde janeiro de 2017 subiu para 21, conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde. Somados, os onze óbitos confirmados em doze dias de 2018 são mais que o dobro dos dez casos relatados em todo o ano passado. Também houve aumento nos casos autóctones (transmissão interna) da doença, que passaram de 29 para 40.

O aumento de casos em São Paulo levou a uma corrida nos postos pela vacina. A população tem chegado aos locais de madrugada e enfrentado até seis horas de fila para conseguir a dose. Em Embu das Artes, todas as UBS's estão disponibilizando vacinas contra a febre amarela.

Um morador de Taboão da Serra, de 49 anos, que estava hospitalizado na Bahia com febre amarela morreu neste domingo (14), nove dias depois de chegar a Itaberaba (290 km da capital baiana), onde era nascido. Ele viajou à cidade do interior para visitar a família e já chegou, em 5 de janeiro, com os sintomas da doença, segundo a Secretaria de Saúde da Bahia.

No Brasil, o governo anunciou que começará com a campanha de vacinação em São Paulo, Minas Gerais e Bahia com doses fracionadas. Segundo o cientista Alejandro Costa, da Iniciativa para a Pesquisa de Vacinas da OMS, o governo brasileiro afirma ter evidências da validade desse imunizante por oito anos. Em São Paulo, a campanha começará em 29 de janeiro, conforme antecipou a coluna da Sonia Racy.

Comentários