Vereador André Maestri apresenta denúncia contra agências bancárias de Embu das Artes
André durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Embu das Artes
Por Folha de Embu | 6/02/2018
Com base na Lei Municipal 2164/05 o Vereador André Maestri, de Embu das Artes (município turístico da grande São Paulo), apresentou uma denúncia que envolve diversas agências bancárias da cidade. Os ofícios 20 e 21 de 2018 foram protocolados no último dia 31 de Janeiro no Ministério Público do Estado de São Paulo e na Fundação PROCON da cidade.
Segundo o Vereador a intenção deste documento é inibir os abusos que vem sendo praticados pelos Bancos não só de Embu como de toda região.
André ainda conta: “Nosso gabinete é sempre aberto ao diálogo e com isto recebemos inúmeras reclamações sobre as instituições financeiras da cidade, no sentido de demora no atendimento e até mesmo manobras para burlar a Lei existente hoje no município. Com isto, resolvemos investigar – indo até as agências e buscando usar dos serviços para atestar as irregularidades.”
Das manobras bancárias
Relatórios apontam irregularidades como: Tempo de espera – algumas agências criam filas externas, liberando pouco a pouco seus clientes para entrar na agência. Isto é, o cliente passa em média 1h30 do lado de fora e 15 minutos dentro do banco, “cumprindo” assim a legislação (Lei Municipal 2164/05) que diz:
Art. 2º - Para os efeitos desta lei, entende-se como tempo hábil para o atendimento o prazo de até:
I - 15 (quinze) minutos em dias normais;
II - 25 (vinte e cinco) minutos às vésperas e após os feriados prolongados;
III - 30 (trinta) minutos nos dias de pagamento dos funcionários públicos municipais, estaduais e federais, não podendo ultrapassar esse prazo, em hipótese alguma.
Porém algumas redes bancárias foram um pouco mais além; deixando de informar na senha dos cliente o horário de entrada no interior da agência; Quebrando assim mais um artigo da Lei:
Art. 3º - As agências bancárias e demais estabelecimentos de crédito têm o prazo de 120 (cento e vinte) dias para dar cumprimento ao disposto nesta lei e instalar relógio de ponto em suas dependências, para uso de seus clientes, registrando a hora de entrada do contribuinte e seu tempo de permanência nas filas.
Com estas e outras irregularidades, André Maestri, busca soluções imediatas através destes órgãos para que a população deixe de ser prejudicada pelo péssimo atendimento que vem sendo prestado.