Centro Cultural Ilê Afro-brasileiro Odé Lorecy é tombado pelo Estado
Entrada do Ilê Afro-brasileiro Odé Lorecy
Por Folha de Embu | 16/02/2019
O Centro Cultural Ilê Afro-brasileiro Odé Lorecy, localizado em Embu das Artes, foi tombado pelo Estado de São Paulo como parte do patrimônio cultural imaterial, por sua importância cultural e religiosa para o estado. O espaço é referência por reunir um acervo com roupas, insígnias, esculturas, máscaras e outros itens ligados a divindades do panteão africano.
A decisão foi tomada no dia 28 de janeiro pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), a partir de estudo feito pelo grupo do trabalho "Territórios Tradicionais de Matriz Africana Tombados de SP", que reuniu lideranças religiosas e representantes do Estado e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O espaço fica na R. Monte Alegre, n° 212 (antigo n° 126) – Jardim Pinheiros – Embu das Artes-SP
O que é tombamento?
O Tombamento é o reconhecimento da importância com o objetivo de preservar, por intermédio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.